segunda-feira, 14 de julho de 2008

Filmes referência

Napoleão
(Napoleón)




Sinopse
Obra indispensável aos amantes da 7ª arte. Napoleão de Abel Gance, é uma obra-prima absoluta, desde os primeiros anos de vida, do mais controvertido e importante personagem da História da França. Após infindáveis remontagens, o clássico estreou em Paris, com grande sucesso, em abril de 1927. O filme mostra a infância de Napoleão, seus dias de escola, até chegar à fase adulta. Nessa época o jovem Bonaparte vai para a Córsega passando a fazer parte da Revolução Francesa. Logo, se transforma num grande estrategista, somando ao currículo incríveis e vitoriosas batalhas. Além das técnicas de filmagem e da forma de contar a história, o filme ganhou reputação por causa dos últimos 20 minutos, nos quais o diretor alternou seqüências panorâmicas em widescreen com complexas imagens múltiplas, que eram projetadas simultaneamente em três telas. Maravilhoso e perfeito, Napoleão é uma obra-prima do cinema antigo.



Elenco
Albert Dieudonné ... Napoléon Bonaparte
Vladimir Roudenko ... Napoléon Bonaparte criança
Edmond Van Daële ... Maximilien Robespierre
Alexandre Koubitzky ... Danton
Antonin Artaud ... Marat
Abel Gance ... Louis Saint-Just
Gina Manès ... Joséphine de Beauharnais
Suzanne Bianchetti ... Marie-Antoinette
Marguerite Gance ... Charlotte Corday
Yvette Dieudonné ... Élisa Bonaparte
Philippe Hériat ... Antonio SalicettiPierre
Batcheff ... General Lazare Hoche


Gênero: Épico / Guerra / Biografia
Diretor: Abel Gance


Duração: 234 minutos


Ano de Lançamento: 1927


País de Origem: França


Idioma do Áudio: Mudo









A Marselhesa
(La Marseillaise)




Sinopse
A Marselhesa é uma das obras-primas do grande mestre do cinema francês, Jean Renoir, o diretor de A Grande Ilusão e A Regra do Jogo. Baseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Renoir realizou um filme apaixonante sobre momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise. Com humanismo, vivacidade e talento, Renoir nos dá uma lição de como retratar a história no cinema. A Marselhesa merece um lugar entre os melhores filmes sobre a Revolução Francesa, ao lado de Danton, o Processo da Revolução, Casanova e a Revolução, A Inglesa e o Duque, entre outros.

Elenco
Pierre Renoir, Lise Delamare, Léon Larive, William Aguet, Elisa Ruis, Germaine Lefébure, Louis Jouvet, Georges Spanelly, Jaque Catelain, Pierre Nay
Gênero: Drama / História
Diretor: Jean Renoir
Duração: 135 minutos
Ano de Lançamento: 1938
País de Origem: França
Idioma do Áudio: Francês

Marat/Sade
(Marat/Sade)
Sinopse
Inspirado em peça homônima de Peter Weiss. Paris, início do século XIX. Era moda as sofisticadas platéias irem ver teatrais apresentações cujos atores eram loucos, pois isto fazia parte da terapia. Neste contexto uma audiência chega a Charenton para ver uma peça, que foi escrita pelo Marquês de Sade (Patrick Magee), um interno do hospital. Sade dramatizou o assassinato de Jean-Paul Marat (Ian Richardson), um dos líderes da Revolução Francesa, por Charlotte Corday (Glenda Jackson) e usou este fato histórico para servir de ponto de partida para um debate imaginário sobre política, sexualidade e violência entre ele e Marat. Após a apresentação o Marquês explica para a audiência que seu drama quer estimular o pensamento sobre estes assuntos controversos. Enquanto isso os paciente-atores, levados fora pela retórica da peça, iniciam uma revolta.

Elenco
Patrick Magee (Marquês de Sade)
Ian Richardson (Jean-Paul Marat)
Michael Williams (Herald)
Clifford Rose (Monsieur Coulmier)
Glenda Jackson (Charlotte Corday)
Freddie Jones (Cucurucu)
Hugh Sullivan (Kokol)
Jonathan Burn (Polpoch)
Jeanette Landis (Rossignol)
Gênero: drama
Diretor: Peter Brook
Duração: 116 minutos
Ano de Lançamento: 1967
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Inglês


Casanova e a Revolução
(La Nuit De Varennes)
Sinopse
Obra-prima que retrata a Revolução Francesa. Na verdade, retrata os diversos olhares daquele momento em relação à revolução. Numa noite do século XVIII, na pequena cidade de Varennes, a família real foge de carruagem, seguida por outra com um grupo dos mais heterogêneos, onde o diretor Etore Scola mescla personagens reais e fictícios para discutir idéias muitas vezes contraditórias. Ótimo elenco, com destaque para Mastroianni no papel de um sedutor Casanova.A Revolução Francesa se iniciou em 1789, momento de grave crise socioeconômica no país e de apogeu das idéias iluministas. Em junho o "terceiro estadoâ??se auto-proclama "Assembléia Constituinte" e lidera o processo revolucionário. O rei, acuado, pede para que seus aliados do clero e da nobreza participem da Assembléia, mas não consegue evitar a ação política liderada pela burguesia, nem a mobilização das camadas populares, percebidas principalmente com a Tomada da Bastilha, com as revoltas camponesas que ficaram conhecidas como o "Grande Medo" e com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.No início de outubro o rei Luís XVI é obrigado a viver em Paris. Os líderes da revolução julgam que no Palácio de Paris o rei estará sob maior vigilância; temem as ações contra-revolucionárias.Depois de mais de um ano de reclusão, em junho de 1791, a família real foge de Paris em direção da Áustria, com a intenção de apoiar e fortalecer as ações austríacas contra a Revolução. O rei seria desculpado pela Assembléia Constituinte no mês seguinte e condenado somente um ano e meio depois, em janeiro de 1793.
Elenco
Jean-Louis Barrault ... Nicolas Edmé Restif de la Bretonne
Marcello Mastroianni ... Casanova, Chevalier de Seingalt
Hanna Schygulla ... Countess Sophie de la Borde
Harvey Keitel ... Thomas Paine
Jean-Claude Brialy ... Monsieur Jacob
Andréa Ferréol ... Madame Adélaïde Gagnon
Michel Vitold ... De Florange
Laura Betti ... Virginia Capacelli
Enzo Jannacci ... Italian clown
Pierre Malet ... Emile Delage, student revolutionary
Daniel Gélin ... De Wendel
Gênero: Drama
Diretor: Ettore Scola
Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento: 1982
País de Origem: Itália
Idioma do Áudio: Francês

Construindo um Império: Napoleão
(Engineering an Empire:Napoleon)
Sinopse
Uma nação cuja magnificiência imperial levou a criar alguns dos maiores feitos de engenharia que o mundo já viu. A França foi governada por homens que se comparavam a deuses e que moveram guerras sangrentas pelo continente. A busca pela perfeição, levou este povo a construir em escala monumental. "Notre Dame é uma estrutura extraordináriamente inovadora". Mas sua extravagância desenfreada causou uma revolução e trouxe o império a beira da ruína. Desde caos, emergiu um fabuloso conquistador. "Napoleão era uma força da natureza". Seu objetivo era edificar umimpério como o de Roma.

Elenco
Apresentador: Peter Weller
Gênero: Documentário
Diretor: History Television Networking Productions
Duração: 45 minutos
Ano de Lançamento: 2006
País de Origem: Estados Unidos
Idioma do Áudio: Português/Inglês

Danton - O Processo da Revolução
(Danton)
Sinopse
Danton, o Processo da Revolução é um dos filmes indispensáveis sobre a Revolução Francesa. Com direção do mestre Andrzej Wajda (Cinzas e Diamantes), essa obra-prima tem como destaque o astro Gérard Depardieu, em uma das grandes interpretações de sua carreira. Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. Cada cidadão é um suspeito em potencial. As cabeças rolam com a guilhotina. O povo está com fome e medo. Os mesmos revolucionários, que tinham proclamado a Declaração dos Direitos do Homem, implantam o Reino do Terror. Danton e Robespierre. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo tem o poder. O embate entre os dois líderes dá inicio a um complexo processo político.
Na primavera de 1794, Danton (Gérard Depardieu) retorna a Paris e constata que o Comitê de Segurança, sob a incitação de Robespierre (Wojciech Pszoniak), inicia várias execuções em massa. O povo, que já passava fome, agora vive um medo constante, pois qualquer coisa que desagrade o poder é considerado um ato contra-revolucionário. Nem mesmo Danton, um dos líderes da Revolução Francesa, deixa de ser acusado. Os mesmos revolucionários que promulgaram a Declaração de Direitos do Homem implantaram agora um regime onde o terror impera. Confiando no apoio popular, Danton entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, que detém o poder. O resultado deste confronto é que Danton acaba sendo levado a julgamento, onde a liberdade, a igualdade e a fraternidade foram facilmente esquecidas.

Elenco
Gérard Depardieu, Wojciech Pszoniak, Patrice Chéreau, Angela Winkler, Boguslaw Linda, Roland Blanche, Anne Alvaro, Roger Planchon, Serge Merlin, Lucien Melki
Gênero: Biografia / Drama
Diretor: Andrzej Wajda
Duração: 131 minutos
Ano de Lançamento: 1983
País de Origem: França / Polônia
Idioma do Áudio: Francês